Mr. Jackson
@mrjackson

O PROJETO

O projeto Educar pelo Esporte trabalha com a primeira infância como tema transversal de suas ações, tendo a Educação como linha de atuação. Desenvolvido pela UEVOM, organização social que atua no Complexo da Maré há mais de 20 anos, realizando a gestão de projetos esportivos, educacionais, sociais e de lazer para a comunidade, sempre de forma gratuita.

O Educar Pelo Esporte atende 892 moradores da comunidade, sendo crianças, adolescentes e jovens, contemplando atividades inclusivas para pessoas com deficiência.

São crianças de 0 a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos, jovens de 18 a 29 anos e adultos até 59 anos, sendo os jovens e adultos para as pessoas com deficiência. A metodologia contempla o fortalecimento dos valores morais, a promoção dos direitos humanos, o respeito, a equidade de gênero, a cidadania, a conscientização ambiental e o combate às discriminações sociais.

O trabalho desenvolvido é pautado nos princípios do Esporte Educacional, entendendo a prática esportiva como uma ferramenta na qual se atribuem compromissos e tratamento didáticos e pedagógicos, apresentando possibilidades de diálogo com outras áreas do conhecimento, para o aperfeiçoamento de competências e habilidades indispensáveis ao desenvolvimento integral do indivíduo.

IMPACTO SOCIAL

423

Atendimentos Diários

874

Alunos Inscritos

10

Atividades Oferecidas

ATIVIDADES

BASQUETE

O basquetebol ou bola ao cesto é um jogo coletivo criado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense, James Naismith, nos Estados Unidos.

É disputado entre duas equipes de 12 jogadores (5 em campo e 7 reservas) que têm como objetivo passar a bola por dentro do cesto da equipe adversária e evitar que a bola entre no cesto de sua equipe, para marcar pontos.

Oscar Daniel Bezerra Schmidt, carinhosamente apelidado de “mão santa”, nascido em Natal, no Rio Grande do Norte, em 1958, é considerado o maior jogador brasileiro e ocupa o posto de maior cestinha da história, com 49.737 pontos anotados.

Na Vila Olímpica Seu Amaro o basquete atende 30 crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos.

DANÇA

A dança pode ser entendida como uma sequência de movimentos ritmados e harmoniosos, tendo a música como apoio ou sendo executada em silêncio. É uma das expressões artísticas mais antigas, havendo relatos, constatados pelas pinturas rupestres, de que o ser humano dança desde a pré-história. A evolução humana sempre foi acompanhada pela dança, que é inerente ao ser humano.

Trabalhar a técnica na dança é importante, porém ela deve ir além da estética do movimento, possibilitando ao indivíduo conhecer seu corpo, seus limites e possibilidades.

No cenário da dança, podemos destacar Ana Botafogo, uma das mais famosas bailarinas brasileiras. Se apresentou no Teatro Municipal aos 11 anos e, aos 24 anos, tornou-se a primeira bailarina da companhia.

Entre os inúmeros talentos da Vila Olímpica Seu Amaro, podemos destacar Jordana Coelho e Davi Nascimento que, apesar das adversidades, foram aprovados em um rigoroso processo seletivo para a escola do Teatro Bolshoi no Brasil, tornando-se profissionais de alto nível e abrindo portas para tantos outros alunos e alunas.

GINÁSTICA ARTÍSTICA

A ginástica artística, também chamada de ginástica olímpica, é uma modalidade esportiva envolvendo movimentos que exigem precisão, força, flexibilidade, agilidade, coordenação e equilíbrio.

Daiane Garcia dos Santos, nascida em 1983 em Porto Alegre, é a mais importante ginasta brasileira. Foi a primeira, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha de ouro em uma edição do Campeonato Mundial. Disputou três Jogos Olímpicos (Atenas, Pequim e Londres), conquistando nove medalhas de ouro em Olimpíada e tem dois movimentos que levam seu nome: o duplo twist carpado (conhecido como Dos Santos I) e o duplo twist esticado (conhecido como Dos Santos II).

O Educar Pelo esporte oferece ginástica artística para 105 crianças e adolescentes, na faixa etária entre 3 a 17 anos.

FUTEBOL

O futebol é considerado o esporte mais popular do planeta, com uma audiência de mais de 1 bilhão de espectadores a cada edição da Copa do Mundo. O Brasil é o país com mais títulos mundiais, tendo conquistado o pentacampeonato em 2002, na Copa do Japão.

O futebol brasileiro é um celeiro de craques que atuam em times no mundo inteiro.

Disputado entre dois times de 11 jogadores cada um, com objetivo de fazer a maior quantidade de gols no adversário ao longo de 90 minutos regulamentares.

Na Vila Olímpica Seu Amaro o futebol oferece vagas para 90 crianças e adolescentes, na faixa etária de 5 a 17 anos.

NATAÇÃO

Natação é o ato de deslocar-se sobre o meio líquido ou deslizar sobre a água. É, também, um dos mais completos exercícios, por movimentar grande parte dos músculos e articulações do corpo, proporcionando benefícios fisiológicos, além de diminuir o estresse, aumentar a resistência muscular e melhorar a circulação sanguínea. Outro benefício importante da natação é prevenir afogamentos.

Praticada na Grécia Antiga e pelos romanos, entre outros povos, a natação, embora popular, levou muito para se transformar em uma competição organizada, tendo seus estilos se desenvolvido de diferentes formas ao longo da história.

Uma das referências da natação, a paulistana Maria Lenk, iniciou sua carreira profissional aos 15 anos e, aos 16, venceu sua primeira competição. Nasceu em 1915 e começou a treinar aos 10 anos no Rio Tietê.

Foi a primeira mulher sul-americana a competir nas olimpíadas, nos Jogos de Los Angeles, em 1932. Foi também a primeira nadadora brasileira a estabelecer recordes mundiais nos 200 e 400 metros peito, durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1939.

O Educar pelo Esporte oferece natação para 360 crianças e adolescentes, desde os 6 meses até os 17 anos.

PARKOUR

Atividade física que utiliza o próprio corpo para superar obstáculos, com o objetivo se deslocar de um ponto a outro com rapidez e velocidade. Foi idealizada pelo francês Georges Hébert, que se inspirou em um percurso para treinamento militar, chamado de “parcours militaire”.

O desportista francês David Belle popularizou o esporte estruturando uma série de movimentos físicos com a proposta de utilizar os elementos dos meios rurais e urbanos como obstáculos a serem ultrapassados, desenvolvendo a capacidade física e o raciocínio em uma combinação instigante.

Na Vila Olímpica Seu Amaro, o Parkour é uma grande novidade oferecida a 20 crianças e adolescentes dos 7 aos 17 anos.

SKATE

Skate é um esporte radical que consiste em realizar manobras deslizando sobre o solo (com ou sem obstáculos) equilibrando-se sobre uma prancha (shape) que possui dois eixos (trucks), rolamentos e quatro pequenas rodas, denominada skate.

Surgiu na Califórnia, Estados Unidos, nos anos 60, inventado por alguns surfistas, como uma brincadeira para um dia no qual não havia ondas no mar. Praticado por mais 10 milhões de brasileiros, o esporte estreou como modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio 2020, as categorias “Park” e “Street” com 80 atletas competindo.

No Brasil temos uma representante, a Rayssa Leal, conhecida como “Fadinha do skate”, fez história, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, sendo a atleta mais jovem a receber a medalha de prata e está entre as top 5 do skate. Outro skatista brasileiro que figura entre os mais famosos do mundo é Bob Burnquist com 30 medalhas nos X Games.

O Educar Pelo Esporte oferece o esporte para 40 crianças e adolescentes entre 7 a 17 anos.

SLACKLINE

Uma das mais novas atividades que englobam os Esportes Radicais de Aventura, o slackline consiste em uma fita elástica esticada e presa entre dois pontos fixos, que permite ao praticante andar, pular, fazer movimento de skate ou yoga entre outras manobras.

Criado por escaladores norte-americanos em meados dos anos 80, o esporte estimula o equilíbrio, a coordenação motora e a concentração. Além de ser lúdico e divertido.

A Vila Olímpica Seu Amaro incluiu o slackline entre suas modalidades e oferece turmas para 10 crianças e jovens entre 6 e 17 anos.

VOLEIBOL

Voleibol, ou Vôlei, é praticado em quadra dividida em duas partes por uma rede, por duas equipes de seis jogadores em cada lado que têm como objetivo fazer a bola tocar no chão da quadra adversária, passando por cima da rede.

É um esporte olímpico que ganhou destaque no Brasil a partir dos anos 80, quando a seleção brasileira masculina ficou conhecida como a Geração Prata, com a medalha dos Jogos de Los Angeles.

Na década de 90 conquistou a primeira medalha de ouro. O vôlei feminino também conquistou o ouro nos jogos de Pequim.

O vôlei brasileiro coleciona medalhas em todas as modalidades, quadra e praia, formando ídolos mundiais do esporte.

O Educar Pelo Esporte promove aulas de vôlei para 24 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos.

ATIVIDADES ADAPTADAS
PARA PESSOAS COM
DEFICIÊNCIA

A Vila Olímpica Seu Amaro se pauta pelos princípios da equidade e da inclusão. O projeto Educar Pelo Esporte contempla atividades para pessoas com deficiência - PcD, oferecendo a prática das atividades aquáticas adaptadas e a dança adaptada para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

A prática de atividade física por pessoas com deficiência - PCD busca promover o bem-estar, a autonomia e a qualidade de vida para os participantes, bem como para seus familiares.

EQUIPE

A equipe do Educar Pelo Esporte é integrada por cidadãos que entendem o valor de suas atividades para a promoção da inclusão social dos moradores da comunidade. Mais de 26 profissionais, entre gestores, pedagogos, professores, técnicos e assistentes formam a equipe que está presente seis dias por semana fazendo a diferença e contribuindo para uma sociedade melhor.

A equipe do Educar Pelo Esporte é integrada por cidadãos que entendem o valor de suas atividades para a promoção da inclusão social dos moradores da comunidade. Mais de 14 profissionais, entre gestores, pedagogos, professores, técnicos e assistentes formam a equipe que está presente seis dias por semana fazendo a diferença e contribuindo para uma sociedade melhor.

Sede UEVOM

Telefone: (21) 2303-5056
Email: uevom@uevom.org.br
Endereço: Avenida Pastor Martin Luther King Jr., 126, bloco 9, Torre 1000, Sala 1301, Del Castilho – Rio de Janeiro – RJ – CEP 20765-000

Local de execução do projeto: Vila Olímpica Seu Amaro

Endereço: Rua Tancredo Neves, s/nº, Maré, Rio de Janeiro / RJ, CEP: 21044-730.

Telefones: 21 3799-8301

Redes Sociais: vilaolimpicaseuamaro 

Sede UEVOM

Endereço: Rua Jardim Botânico, nº 600, sala 306, Jardim Botânico, Rio de Janeiro / RJ, CEP: 22461-002.

Site: www.uevom.org.br 

E-mail: uevom@uevom.org.br

Local de execução do projeto: Vila Olímpica Seu Amaro

Endereço: Rua Tancredo Neves, s/nº, Maré, Rio de Janeiro / RJ, CEP: 21044-730.

Telefones: 3799-8301

Redes Sociais: vilaolimpicaseuamaro 

Sede UEVOM

Endereço: Rua Jardim Botânico, nº 600, sala 306, Jardim Botânico, Rio de Janeiro / RJ, CEP: 22461-002.

Site: www.uevom.org.br 

E-mail: uevom@uevom.org.br

Local de execução do projeto: Vila Olímpica Seu Amaro

Endereço: Rua Tancredo Neves, s/nº, Maré, Rio de Janeiro / RJ, CEP: 21044-730.

Telefones: 21 3799-8301

Redes Sociais: vilaolimpicaseuamaro 

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO