A HISTÓRIA DE UM GUERREIRO

Amaro Domingues, responsável pela criação da Vila Olímpica da Maré, nunca foi à escola. Passou sua primeira infância próximo à cidade de Campos, em um ambiente rural que permitia a sobrevivência através da troca de alimentos entre as famílias. Por causa da doença da mãe, cuidava dos irmãos mais novos. Na adolescência, já na cidade, viveu as dificuldades extremas de uma vida urbana sem perspectivas. Foi soldado e motorista de ônibus e de caminhão, como seu pai. 

No Rio, foi morar na favela de Manguinhos. Viu sua casa desaparecer de um dia para o outro e mudou-se para a Nova Holanda. Viu crescer a comunidade do Complexo da Maré, onde viveu até sua morte em 2022, e tornou-se líder comunitário respeitado e imprescindível. Não fosse ele, talvez não existisse a Vila, que é hoje na comunidade um centro de esportes e de desenvolvimento de atletas, além de importante espaço de educação. 

Sua vida tem como pano de fundo a história de um Brasil ainda injusto e desigual, mas que deixa brechas para vitórias e conquistas. Eis aqui a história de um guerreiro. Um homem simples e seu destino. 

Regina Zappa

A FAVELA TEM MUITOS DONOS

É com cautela que as pessoas transitam pela favela da Maré. Quem o faz, por necessidade ou diversão, tem que ter jogo de cintura e astúcia para atravessar territórios. A favela tem muitos donos. Mas a Maré tem muito mais do que isso: escolas, Clínicas de Saúde da Família, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), organizações não governamentais (ONGs), espetáculos de dança, restaurantes e até Parada Gay. E teve também o seu Amaro, personagem que surpreendeu pela perseverança, solidariedade e compaixão. 

Com a cara, a coragem e o coração ele cuidou da Vila Olímpica da Maré. Neste livro que compartilhamos aqui, acompanhamos a vida de um líder comunitário que lutou para levar cidadania a jovens excluídos, através do esporte e da educação. 

O reflexo de sua vida é também um pedaço da história do Brasil da maioria dos brasileiros e é contada com requinte pela escritora e jornalista Regina Zappa. 

Ronaldo Lapa

CONHEÇA O CD DO SEU AMARO

BAIXE O LIVRO DO SEU AMARO

Espaço interativo para deixar uma mensagem sobre Seu Amaro

E você, tem alguma lembrança sobre Seu Amaro?
Divida aqui conosco, vamos manter a memória do nosso querido Amaro da Maré sempre viva!

FALE CONOSCO

Telefone: (21) 2303-5056
Email: uevom@uevom.org.br
Endereço: Avenida Pastor Martin Luther King Jr., 126, bloco 9, Torre 1000, Sala 1301, Del Castilho
Rio de Janeiro – RJ – CEP 20765-000

ENCONTRE-NOS