Instituto UEVOM participa de evento promovido pelo Visit Rio abordou estratégias para otimizar a vocação esportiva da cidade, candidata a sediar diversos campeonatos mundiais
O Visit Rio Convention Bureau promoveu com sucesso a 1ª Conferência Rio Cidade Olímpica em 21 de novembro, um evento significativo que reuniu líderes e especialistas do setor esportivo. A presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e de representantes do governo municipal, comitês olímpicos e autoridades destacou a importância do encontro.
Durante a conferência, o secretário estadual de esporte, Rafael Picciani, revelou que o estado do Rio de Janeiro destinou mais de R$ 150 milhões em 2023 para eventos esportivos por meio da lei de incentivo ao esporte. Ele enfatizou a oportunidade única que a programação oferece para consolidar a visão do Rio de Janeiro como a capital dos grandes eventos e elogiou o papel do Visit Rio Convention Bureau e outras entidades do turismo no fortalecimento do poder público.
O Rio de Janeiro, atualmente na disputa para sediar eventos importantes como os mundiais de Tiro Esportivo em 2025, a Copa Feminina de Futebol e o Torneio de Tênis de Mesa em 2027, além da candidatura para a segunda edição do Mundial de Corrida de Rua em 2026, demonstra seu compromisso em se destacar no cenário esportivo internacional.
Cátia Simão, gestora do Instituto UEVOM, participou do Painel sobre inclusão e transformação social no esporte, e pode dividir sua experiência no Terceiro Setor com os demais participantes. A perspectiva de ter tantos eventos e competições no Rio de Janeiro é muito positiva, pois é sempre motivação e exemplo para os alunos do Instituto UEVOM. A representatividade é fundamental para mostrar para esta criança, este jovem que vive uma situação de exclusão social que ele é capaz e que estamos juntos para dar essa guinada na vida.
Para Cristian Nacht, presidente do Instituto UEVOM, a participação no evento mostra a importância do Instituto no cenário das Organizações Sociais e seu impacto na vida das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. “São mais de 20 anos atuando em um território conflagrado como o Complexo da Maré. Com esta experiencia, vimos que somos detentores de uma metodologia de sucesso e estamos ampliando para outros territórios. Enquanto houver exclusão social, o Instituto UEVOM tem uma missão!”, declarou Nacht
A partir da esquerda: Ana Carolina Pereira, Cátia Simão, Patrícia Rocha, Celso Lima, Luciana Rocha, Ronaldo Lapa, Ana Carolina Breda e Cristian Nacht
O evento apresentou outros painéis de enorme relevância como Políticas Públicas de Turismo para o Esporte, com mediação do diretor-presidente do Apresenta Rio. Anna Laura Secco, subsecretária executiva de esportes do município, compartilhou iniciativas destina- das a fomentar a prática esportiva na cidade, outro caminho para manter o legado olímpico. Ela citou as 28 vilas olímpicas distribuídas pela cidade, afirmando que são “instalações que nos enchem de orgulho, sendo berço de atletas que representaram a cidade em competições ao redor do mundo”.
Foi conduzido um painel significativo para explorar a importância das competições esportivas internacionais no avanço do cenário esportivo brasileiro. Este painel contou com a participação de representantes das renomadas Confederações Brasileiras de Vôlei (CBV), Atletismo (CBAt) e Canoagem (CBca). Além disso, organizações comprometidas, como o Instituto UEVOM (Maré), Projeto Grael e Instituto Yduqs, desdobraram-se em discussões sobre o impacto do esporte na inclusão e transformação social, colaborando ativamente com a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ).